domingo, 3 de outubro de 2010

Receita: Petit Gâteau de queijo com goiaba

Bom, resolvi fazer algo diferente aqui em casa outro dia. O Petit Gâteau já é uma sobremesa clássica, mas - na variedade de queijo - nem tanto. Fiz uma pesquisa rápida pela internet em busca de receitas, mas não fui tão feliz: nada que me pareceu ser o jeito ótimo de fazer a sobremesa.

Acabei por montar minha própria receita e adorei o resultado! Ficou super leve e bastante gostoso. Aí vão os ingredientes (para quatro bolinhos):

#1: Ingredientes (Coulis de goiaba):
250g de goiaba*;
açúcar refinado;
água.

*: pode ser a fruta, ou geléia.

#2: Ingredientes (Petit Gâteau de queijo):
4 ovos;
3 colheres de sopa de açúcar refinado;
100 g de queijo Polenguinho;
100 g de cream cheese;
100 g de manteiga derretida;
4 colheres de sopa cheias de farinha de trigo;
Manteiga para untar as formas.

# Modo de preparo:
 Começamos pelo coulis de goiaba: junte numa panela, em fogo alto, um pouco de água e açúcar. Coloque a goiaba e mexa até que derreta - fica com uma aparência tipo purê -. Assim que derreter mas antes de ganhar consistência, deixe em fogo médio e continue mexendo. Como há uma diferença muito grande entre as geléias e frutas no mercado, acerte a quantidade de açúcar de acordo com o seu gosto [eu, particularmente, não gosto de deixar doce demais]. Depois desligue e tampe a panela.

Vamos ao Petit Gâteau:


Acenda o forno à temperatura máxima para pré-aquecer.

Separe, agora, as quatro gemas e as quatro claras. Bata, em neve, as claras junto com o açúcar e reserve.

Junte, numa panela, o Polenguinho, o cream cheese e a manteiga e mexa até derreter.

Misture agora as gemas, e a farinha - polvilhada - com a clara em neve. Depois que ficar homogênea, junte o queijo derretido da panela e misture bem. Assim, a massa está pronta.

Unte as formas com manteiga e farinha de trigo polvilhada.

Preencha as formas até a metade. Abra a panela do coulis de goiaba e despeje um pouco dele - com uma concha - exatamente no meio da forma (onde ficará o recheio de goiaba). Complete com a massa.

Coloque os bolinhos no forno e deixe assar por 8-10 min.

Agora está pronto! Só desenformar e despejar o coulis de goiaba por cima (como na foto) - me cortei da foto para não aparecer meu cansaço evidente. hahahahaha -.

Obs.: o flash da máquina distorceu a cor do coulis de goiaba. Essa parte mais escura em cima do bolinho é o recheio de goiaba. Quando você tirar um pedaço, a calda que está ali escorre. >D

Bom Apetite!


3 comentários:

  1. Mais uma receita deliciosa e que me deixa louca pra passar no supermercado, comprar os ingredientes e ir direto para minha cozinha..

    ResponderExcluir
  2. Legal seu blog, gostei das receitas inclusive fiz uma e postei no meu blog, não exatamente como você fez mas segui todos os passos tudo certinho, estava procurando uma receita e achei no seu blog, gostei bastante. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Ué, Pri, é só passar, comprar e comer! >D

    Obrigado, Joyce! Sumi um pouco do blog, mas voltarei a atualizar.

    ResponderExcluir